ORDEM DE SANTA EULÁLIA
ENGLISH | PORTUGUÊS
MUI ANTIGA E NOBRE ORDEM DINÁSTICA DE SANTA EULÁLIA DE FORNOS
FUNDADA EM 1643
INÍCIO | HISTÓRIA | GOVERNO | ESTATUTOS | ESPIRITUALIDADE |
SÍTIO OFICIAL DA
ESTATUTOS
HÁBITO | INSÍGNIAS | CONDECORAÇÕES | UNIDADE MONETÁRIA |

REGRAS PARA O USO DE INSÍGNIAS E CONDECORAÇÕES

As regras para o uso de Insígnias e Condecorações compreendem três grupos distintos e referem-se aos três tipos de vestuário: hábito, traje de gala e traje de passeio.

COM O HÁBITO | COM TRAJE DE GALA | COM TRAJE DE PASSEIO |

Entende-se por traje de gala, para os homens, a casaca, e para as senhoras o vestido comprido ou equivalente. É o traje para uso em todas as cerimónias oficiais civis em que não seja permitido ou aconselhável o uso do hábito.

É tolerado o uso de insígnias com o fraque ou o smoking. Não substitui o traje de gala em cerimónias oficiais, mas pode, em cerimónias públicas ou particulares, ser usado com insígnias e condecorações.

As insígnias da Ordem de Santa Eulália e de outras condecorações nacionais, cujo uso seja autorizado, precedem sempre as estrangeiras.

As insígnias são colocadas da direita para a esquerda, no lado esquerdo do peito, dando precedência à Ordem de Santa Eulália em todas as suas cerimónias oficiais, religiosas e civis.

As insígnias de ordens ou condecorações estrangeiras, devidamente autorizadas, seguem-se às insígnias da Ordem e de outras condecorações Portuguesas e são colocadas por ordem alfabética dos respectivos Estados. Em cerimónias onde esteja presente um Chefe de Estado ou Chefe do Governo estrangeiro, é de cortesia usar-se em lugar de destaque a condecoração do respectivo país.

Nas insígnias pendentes da Ordem de Santa Eulálianão há distinção quanto à espécie ou quanto ao grau de dignidade, e esta tem precedência sobre as outras nas suas cerimónias oficiais. Nas outras cerimónias seguir-se-ão as regras de precedência para os hábitos. Só pode ser usada uma insígnia pendente do pescoço, qualquer que seja a ordem ou o grau a que corresponda.
As Damas podem usar a insígnia pendente, sobre o peito, do lado esquerdo, pendendo de uma laçada com as cores da Ordem, se o desejarem, desde que usem apenas uma.

As placas, com o hábito ou o traje de gala, usam-se um máximo de quatro, no lado esquerdo do peito: a) formando um losango entre si, colocando-se ao alto a da ordem mais importante, seguida das outras, segundo a sua importância, no caso de serem quatro; b) formando um triângulo entre si, colocando-se ao alto a da ordem mais importante, seguida das outras duas, segundo a sua importância, no caso de serem três; c) uma sobre o alinhamento da outra, colocando-se ao alto a da ordem mais importante, no caso de serem duas.
As Damas que usem uma ou mais placas de peito não poderão usar a insígnia pendente, senão ao pescoço.

Os condecorados com mais de um grau usarão apenas as insígnias correspondentes ao grau mais elevado de cada uma.
Para os agraciados com o grau de Grande-Oficial de duas ou mais ordens, só é permitido o uso de um colar, assente sobre os ombros, em simultâneo com a insígnia pendente e com as placas de peito. Nas cerimónias oficiais da Ordem de Santa Eulália esta tem precedência sobre as outras. Nas outras cerimónias seguir-se-ão as regras de precedência já citadas.

Para os agraciados com a Grã-Cruz de duas ou mais ordens, só é permitido o uso de uma banda. Nas cerimónias oficiais da «Mui Antiga e Nobre Ordem de Santa Eulália de Fornos» esta tem precedência sobre as outras. Deverá ser usada por cima do colete, quando em cerimónias presididas pelo Grão-Mestre da Ordem, e por baixo do colete, nos restantes casos. Idêntica regra deverá ser seguida, por cortesia, quando se usar a banda de uma ordem estrangeira na presença do respectivo Chefe de Estado.

Juntamente com as insígnias e placas, em cerimónias solenes e com traje de gala, os agraciados com diversas condecorações poderão usar as respectivas miniaturas. Estas usam-se suspensas de uma corrente ou de uma pequena barra metálica, colocada no topo do peito, do lado esquerdo dos hábitos ou na lapela esquerda da casaca, em uma ou duas filas no máximo, respeitando as precedências já citadas.
» INÍCIO » ESTATUTOS » REGRAS PARA USO INSÍGNIAS COM TRAJE DE GALA