ORDEM DE SANTA EULÁLIA
ENGLISH | PORTUGUÊS
MUI ANTIGA E NOBRE ORDEM DINÁSTICA DE SANTA EULÁLIA DE FORNOS
FUNDADA EM 1643
INÍCIO | HISTÓRIA | GOVERNO | ESTATUTOS | ESPIRITUALIDADE |
SÍTIO OFICIAL DA
ESTATUTOS
HÁBITO | INSÍGNIAS | CONDECORAÇÕES | UNIDADE MONETÁRIA |

INSÍGNIAS: ENUMERAÇÃO

Insígnia pendente, para todas as Damas e Cavaleiros;
Anel, para as Damas Oficiais e graus superiores;
Dragonas para os Cavaleiros Oficiais e graus superiores;
Placa de peito, para as Damas e Cavaleiros Comendadores e graus superiores;
Colar, para as Damas e Cavaleiros Grande-Oficial e graus superiores;
Banda, para as Damas e Cavaleiros Grã-Cruz.

INSÍGNIAS: DESCRIÇÃO

INSÍGNIA PENDENTE: em prata esmaltada, com 55mm de diâmetro, é composta por cruz de Malta, de esmalte vermelho, perfilada de prata, sobreposta por cruz em aspa, de esmalte branco, perfilada de prata, carregada de outra idêntica, de menor dimensão, de esmalte vermelho, perfilada de prata, sendo o conjunto rematado superiormente por pomba voante, de prata, com o bico apontado para cima, suspensa por coroa real aberta, também de prata.

ANEL:
O anel, de ouro, composto por aliança fina, carregada de cruz em aspa, de esmalte vermelho, perfilada de ouro. Usa-se no indicador da mão esquerda, por cima da luva.

DRAGONAS: usadas lateralmente acima dos ombros, uma de cada lado, compostas por uma pala de ouro, ornada com franjas torcidas, da mesma cor.

PLACA DE PEITO: em prata esmaltada, com forma de dois quadrados sobrepostos, estando um na diagonal, com 87 mm de diâmetro, em raios abrilhantados, carregada de uma cruz de Malta, de esmalte vermelho, perfilada de prata, sobreposta por cruz em aspa, de esmalte branco, perfilada de prata, carregada de outra idêntica, de menor dimensão, de esmalte vermelho, perfilada de prata, sendo o conjunto rematado superiormente por pomba voante, de prata, com o bico apontado para cima, e coroa real aberta, também de prata.

GRANDE COLAR: constituído alternadamente por: a) rectângulos dourados, com 25 mm de base e 30 mm de altura, cruzados em aspa e carregados de pomba voante, de prata, de bico apontado para o centro; b) círculos dourados, com 30 mm de diâmetro, esquartelados e carregados por cruz em aspa, perfilada de prata, ora de esmalte vermelho, ora de branco. Os rectângulos e os círculos são ligados entre si por corrente dupla, dourada. Ao centro tem pendente a insígnia, com 55mm de diâmetro, composta por cruz de Malta, dourada, perfilada de ouro, sobreposta por cruz em aspa, dourada, perfilada de ouro, carregada de outra idêntica, de menor dimensão, de esmalte vermelho, perfilada de ouro, rematada superiormente por pomba voante, de prata, com o bico apontado para cima, suspensa por coroa real aberta, de ouro.

BANDA: composta por fita de seda moiré, com 100mm de largura, terminando em forma de duplo laço, tendo pendente do mesmo, a insígnia em prata esmaltada, com 55mm de diâmetro, composta por cruz de Malta, de esmalte vermelho, perfilada de prata, sobreposta por cruz em aspa, de esmalte branco, perfilada de prata, carregada de outra idêntica, de menor dimensão, de esmalte vermelho, perfilada de prata, rematada superiormente por pomba voante, de prata, com o bico apontado para cima, suspensa por coroa real aberta, também de prata.

Aconselhamos a consulta também das Regras para o uso de Insígnias e Condecorações com o Hábito, Traje de Gala e Traje de Passeio: REGRAS PARA O USO DE INSÍGNIAS E CONDECORAÇÕES |


» INÍCIO » ESTATUTOS » INSÍGNIAS