ORDEM DE SANTA EULÁLIA
ENGLISH | PORTUGUÊS
MUI ANTIGA E NOBRE ORDEM DINÁSTICA DE SANTA EULÁLIA DE FORNOS
FUNDADA EM 1643
INÍCIO | HISTÓRIA | GOVERNO | ESTATUTOS | ESPIRITUALIDADE |
SÍTIO OFICIAL DA
ESTATUTOS
HÁBITO | INSÍGNIAS | CONDECORAÇÕES | UNIDADE MONETÁRIA |

O uso do hábito é obrigatório em todas as cerimónias religiosas e civis da Ordem, e em todas as cerimónias religiosas em que os confrades participem em representação da Ordem. Nas cerimónias civis ou militares em que os confrades participem em representação da Ordem, devem seguir o protocolo das mesmas, usando ou não o hábito. Os membros do clero, incluindo o Dom Abade e o Capelão-Mór, usam as vestes adequadas ao tempo ―Natal, Quaresma, etc.― e às circunstâncias ―Missa, Procissão, cerimónia civil, etc.― segundo o Direito Canónico vigente.

HÁBITO DE DAMA

O hábito de Dama, idêntico para todos os membros do sexo feminino, independentemente da espécie ou grau de dignidade, é composto por calça ou saia, casaca e insígnia pendente. A calça ou saia, de cor negra, usa-se com meia e sapato negros. A casaca, de cor negra, até quatro dedos abaixo da anca, é abotoada ao meio, sem abas, com uma fiada em pala de três botões em metal dourado, distribuídos de forma ascendente pelos primeiros quatro espaços de cinco, sendo o último ocupado pela insígnia pendente. O punho é virado e o colarinho direito, ambos de vermelho, perfilados e frutados a ouro. Usa-se com luva branca. Os botões da casaca são circulares, com 21mm de diâmetro, em metal dourado, com a insígnia da Ordem relevada ao centro, envolvida por bordadura circular. A insígnia em prata esmaltada, com 55mm de diâmetro, usa-se pendente da união do colarinho, ao centro, sobre o peito, e é composta por cruz de Malta, de esmalte vermelho, perfilada de prata, sobreposta por cruz em aspa, de esmalte branco, perfilada de prata, carregada de outra idêntica, de menor dimensão, de esmalte vermelho, perfilada de prata, sendo o conjunto rematado superiormente por pomba voante, de prata, com o bico apontado para cima, suspensa por coroa real aberta, também de prata.

HÁBITO DE CAVALEIRO

O hábito de Cavaleiro, idêntico para todos os membros do sexo masculino, independentemente da espécie ou grau de dignidade, é composto por calça, casaca, insígnia pendente, bicorne e espada. A calça, de cor negra, enriquecida com duas faixas verticais douradas com 35mm, pelo exterior de cada perna, desde os quadris até à bainha, usa-se com meia e sapato negros. A casaca, de cor negra, até meio da coxa, é assertoada, com duas fiadas em pala de seis botões em metal dourado, sendo a fiada da direita e os três botões superiores da esquerda, apenas decorativos. As abas da casaca, da mesma cor, usam-se abertas no peito, perfiladas e frutadas de ouro. O punho é virado e o colarinho direito, ambos de vermelho, perfilados e frutados a ouro. Os botões da casaca são circulares, com 21mm de diâmetro, em metal dourado, com a insígnia da Ordem relevada ao centro, envolvida por bordadura circular. Usa-se com luva branca. A insígnia em prata esmaltada, com 55mm de diâmetro, usa-se pendente da união do colarinho, ao centro, sobre o peito, e é composta por cruz de Malta, de esmalte vermelho, perfilada de prata, sobreposta por cruz em aspa, de esmalte branco, perfilada de prata, carregada de outra idêntica, de menor dimensão, de esmalte vermelho, perfilada de prata, sendo o conjunto rematado superiormente por pomba voante, de prata, com o bico apontado para cima, suspensa por coroa real aberta, também de prata. Da cintura pende uma espada de dois gumes, com bainha de couro negro, lavrada a ouro com fiada de cruzes em aspa e cruzes de Malta alternadas, ponteira metálica, de ouro, com motivos florais repuxados, e punho em cruz trilobada, de ouro e negro. O bicorne, de cor negra, é enriquecido nas extremidades com uma borla franjada de ouro, e na lateral direita com uma presilha dourada rematada em cunha e presa por um botão com 21mm de diâmetro, em metal dourado, com a insígnia da Ordem relevada ao centro, envolvida por bordadura circular. Os Cavaleiros Comendadores e graus superiores usam em acrescento uma orla de plumas brancas na união do bicorne.
» INÍCIO » ESTATUTOS » HÁBITO